DGRH
O departamento de Recursos Humanos ainda convive com papéis e informações empilhadas e sem qualquer tratamento. Mudar isso é um desafio constante, que passa por várias barreiras ainda difíceis de serem superadas, mas que podem ser superadas.
O RH convive com perdas e improdutividade quando o assunto são documentos que precisam estar sempre à mão, mas não consegue força e orçamento para adquirir uma solução de gestão eletrônica. Hoje é muito mais fácil vender para o Financeiro do que para o RH, mas felizmente essa visão vem mudando rapidamente.
Há ainda um complicador na situação, o RH deve se preocupar mais na gestão de talentos e decisões que podem se mostrar estratégicas para as empresas, mas como não entrou no mundo das facilidades tecnológicas da gestão de informações consome tempo e recursos nesse operacional em vez de direcioná-los para as decisões estratégicas. O problema está de um lado, mas os canhões estão apontados para outro. E com isso, o RH documental jamais será estratégico.
EFICIÊNCIA E GANHOS
A gestão eletrônica de documentos através do DGRH traz uma série de melhorias na rotina operacional do RH ao organizar as informações e eliminar tarefas manuais e erros ocasionais na gestão dos prontuários.
A DG cria as regras de negócio para a Gestão dos Prontuários, de acordo com sua necessidade, e implanta no GED de forma personalizada e adequada a sua forma de trabalho.
Confira os ganhos conseguidos:
- maior controle das informações armazenadas
- controle dos documentos obrigatórios
- controle de datas de vencimento
- agilidade na recuperação de informações
- rapidez nos trâmites processuais
- melhoria na colaboração com outros departamentos
- facilidade no acesso urgente
- eficiência na conservação de documentos
- desocupação de espaço físico
- eliminação de perdas ou extravios
- arquivamento e rearquivamento imediato
- eliminação de inconsistências
- descarte do físico e eletrônico de forma seguro
GANHOS ADICIONAIS
Ao automatizar tarefas operacionais, o RH consegue maior eficiência. O ganho de tempo e recursos começa a aparecer principalmente com os resultados obtidos com:
- unificação de processos
- eliminação de retrabalho
- organização das funções
- garantia de normas de conduta
- atendimento correto e imediato das demandas internas
- liberação de tempo e mão-de-obra para assuntos estratégicos
RH ESTRATÉGICO
A mudança de paradigma com a gestão de documentos é enorme.
Com o operacional organizado, o RH tem finalmente condições de exercer seu papel estratégico dentro da corporação e dedicar-se a:
- gestão de talentos
- change management
- desenvolvimento de lideranças
- políticas de qualidade de vida
- motivar pessoas
- criar indicadores
- compartilhar resultado
- participar de decisões estratégicas