Selecione o Idioma:
Postado dia 11/08/2022 - Por

Estratégia de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial

ECM Alfresco DGCloudA complexidade e os custos da implementação do gerenciamento de conteúdo corporativo (ECM) podem ser ameaçadores para os negócios modernos. Com tantas tarefas a serem feitas com ECM, é fácil ficar sobrecarregado e, inevitavelmente, algo cai por terra, levando a consequências negativas.

Uma estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo é um plano que ajuda as empresas com seu gerenciamento de conteúdo digital. Inclui processos e ferramentas para identificar, gerenciar, armazenar e compartilhar conteúdo entre os vários locais e departamentos da empresa.

 

Este artigo abrangente ajudará você a planejar uma estratégia de ECM bem-sucedida que leve à integração perfeita entre os departamentos.

O que é uma estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo?

O Enterprise Content Management (ECM) é um conjunto de ferramentas de software que auxiliam no gerenciamento de conteúdo digital. O ECM pode ser usado para gerenciar documentos, dados, sites e outros ativos digitais.

Uma estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo inclui processos e ferramentas para identificar, gerenciar, armazenar e compartilhar conteúdo em vários locais e departamentos da empresa.

Por que sua empresa precisa de uma estratégia de ECM?

Na era digital de hoje, as empresas contam com uma variedade de conteúdo digital para entregar seus produtos e serviços. Muitas empresas agora estão produzindo mais conteúdo do que nunca. Com a explosão de novos conteúdos digitais, a necessidade de gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM) torna-se essencial para sustentar o crescimento da empresa.

Uma estratégia de ECM está focada em fornecer informações e recursos aos colaboradores e clientes sobre sua empresa e seus valores. O ECM trata do desenvolvimento de uma estratégia para gerenciar informações sobre tópicos e eventos internos e externos. O ECM é a forma de comunicação de uma empresa, que pode estar enraizada em formas tradicionais de mídia, como impressão e publicação eletrônica, mas também é encontrada em fontes mais contemporâneas, incluindo mídias sociais, blogs, podcasts e videocasts.

As estratégias de Gerenciamento de Conteúdo Corporativo são projetadas para ajudar sua empresa a gerenciar e controlar facilmente o conteúdo gerado em sua organização. Eles são cruciais para garantir que todo o conteúdo seja gerenciado de forma eficiente e eficaz.

10 etapas para desenvolver uma estratégia de ECM eficiente e eficaz

Desenvolver uma estratégia e um plano de ECM é uma tarefa demorada. Esse processo deve ser bem definido e preparado adequadamente para aumentar a probabilidade de sua implementação em várias divisões da sua organização.

As etapas para desenvolver uma estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo incluem:

  1. Defina sua estratégia e metas de conteúdo;
  2. Desenvolva um processo de gerenciamento de conteúdo que atenda às suas necessidades;
  3. Implemente o processo para atingir suas metas;
  4. Consistência e escalabilidade são a chave para o sucesso;
  5. O conteúdo deve ser criado de forma que seja facilmente compartilhado com outras pessoas;
  6. Monitore e avalie o sucesso;
  7. Gerenciar mudanças;
  8. Defina o gerenciamento do Ciclo de Vida do Conteúdo;
  9. Identifique como o conteúdo será capturado e indexado;
  10. Diretrizes de configuração para governança de conteúdo.

Como implantar uma estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo

Uma estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo é uma abordagem estratégica para gerenciar e fornecer conteúdo em toda a empresa. Ele ajuda as organizações a capturar, organizar e disseminar informações de maneira consistente com os objetivos de negócios de sua empresa.

Uma estratégia de ECM pode ser implementada de várias maneiras, incluindo:

  • Gerenciamento de conteúdo usando um Enterprise Content Management System (ECMS);
  • Integração do ECMS com outros sistemas, como ERP, CRM e sistemas de RH;
  • Aproveitando os processos existentes para melhorar a eficiência e eficácia

Como implementar um caso de negócios para uma estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo em sua organização?

À medida que o cenário digital muda, a forma como o conteúdo é gerenciado também deve mudar. A estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo é uma das etapas mais importantes para as organizações seguirem com o mercado em constante mudança.

O primeiro passo para implementar uma estratégia de ECM é determinar o que sua empresa precisa e deseja dela. Isso ajudará você a determinar se sua empresa deve ou não adotar uma abordagem centralizada ou descentralizada para sua estratégia. Se você determinou que sua empresa precisa de uma abordagem centralizada para gerenciar seu conteúdo corporativo.

O próximo passo é determinar qual tipo funcionará melhor para eles. Isso será determinado pelo setor em que a empresa está e por quantos repositórios eles precisam gerenciar. Uma estratégia centralizada é quando uma empresa tem um repositório no qual todo o trabalho feito é armazenado. Esse tipo de abordagem é mais frequentemente adotado por empresas que não são grandes o suficiente para ter os recursos necessários para uma estratégia descentralizada. Embora esse tipo de abordagem tenha seus benefícios, também possui muitas limitações e desvantagens.

Uma estratégia de gerenciamento de conteúdo descentralizado é quando uma empresa gerencia seus repositórios de uma maneira que permite o máximo de flexibilidade. Uma estratégia de gerenciamento de conteúdo empresarial descentralizado é adotada pelas empresas, que têm recursos para ter muitos repositórios diferentes, e a empresa pode evoluir com o tempo.

Quais são os benefícios de uma estratégia abrangente de gerenciamento de conteúdo corporativo?

A estratégia de gerenciamento de conteúdo corporativo é uma ferramenta essencial para as empresas gerenciarem seu conteúdo. Isso os ajuda a melhorar sua produtividade, qualidade e consistência.

Alguns dos benefícios desta estratégia são:

Maior produtividade

Com o gerenciamento de conteúdo corporativo, você pode criar e publicar conteúdo mais rápido do que nunca. Isso ajuda você a aliviar a pressão crescente em sua equipe.

Melhor qualidade

Com o gerenciamento de conteúdo corporativo, você pode ter certeza de que o site da sua empresa está à altura e que seus clientes estão obtendo exatamente o que precisam dele. Você também pode usá-lo para garantir que sua presença online seja consistente em todos os canais, como impressão, digital, mídia social etc.

Custos reduzidos

Uma estratégia abrangente de ECM ajudará você a economizar dinheiro em armazenamento e espaço de armazenamento para gerenciar todos os dados.

Compartilhe:
Categoria: GED

Comente

Venha nos conhecer, faça um teste, experimente gratuitamente

Quer saber como a DG pode te ajudar com seus documentos?